br en es

Institucional

Complexo Equipamentos Dinamizadores

Parque ambiental

A principal orientação deste plano projetual será a de aproveitamento dos ambientes ecológicos configurados por florestas de Mata Atlântica para criar um marco emblemático de responsabilidade e educação na cidade, que esteja embasado por um ícone de desenvolvimento científico e tecnológico, o Parque Tecnológico da Bahia. O remate desta interação será dado pela inserção de um espaço de educação em ambiente ecológico.

O Parque será acomodado em áreas íngremes, e, portanto, as soluções para trilhas e equipamentos serão adaptadas às condições do terreno e da vegetação existente, buscando o mínimo de impacto ambiental possível pela implantação orgânica e pelo uso de materiais ecológicos.

Com o cuidado de exercer a menor interferência possível no meio ecológico ao qual está inserido, o Parque Ecológico priorizará soluções arquitetônicas que dispensam grandes alterações na topografia natural ou na vegetação existente. As trilhas e os locais de estar serão construídas como bases elevadas, apoiadas sobre pilotis de eucalipto tratado em autoclave e piso em madeira plástica reciclada.

A existência de árvores de porte significativo também será determinante para a execução dos percursos das trilhas, podendo sofrer adaptações e desvios durante a execução.

O Parque Ambiental é um ambiente ecológico de profunda representatividade nos preceitos urbanísticos que formatam o Parque Tecnológico da Bahia. Além de conceber espaços aprazíveis de lazer e contemplação e qualidade ao espaço urbano, essenciais às funções cognitivas que estão relacionadas à ambientes de inovação, o Parque Ambiental traz a possibilidade de uma inserção mais ampla da cidade neste novo equipamento e no seu inovador universo cultural.