br en es

Notícias

01/08/2016

Parque Tecnológico abriga laboratório certificado pelo Inmetro

Muita gente sabe que Parque Tecnológico da Bahia abriga diversas entidades, sejam startups, empresas já estabelecidas no mercado ou mesmo a incubadora Áity, que desenvolvem negócios de base tecnológica. O que nem todo mundo sabe é que algumas instituições de ensino e governamentais também possuem instalações no local. Um bom exemplo disso é o Polo de Inovação Salvador, uma unidade especial do Instituto Federal da Bahia (Ifba), composta por laboratórios de pesquisa aplicada.

Atualmente instalado no Tecnocentro Bautista Vidal – principal edificação do Parque -, o Polo de Inovação Salvador realiza prospecção, negociação e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) e serviços tecnológicos, primordialmente, na área de Tecnologia e Saúde. Embora esteja no Tecnocentro, o Polo deve, em breve, possuir estrutura própria dentro do Parque. Segundo Handerson, “tramita, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a cessão de uso de um terreno, no local”.

O Laboratório de Produtos para a Saúde (LabPROSAUD), coordenado pelo Professor Marcus Navarro, possui uma equipe de especialistas na área e é fruto de um esforço tripartite do Ifba (Reitoria, Campus Salvador e Polo de Inovação), tornando-se, atualmente, o único laboratório brasileiro a realizar ensaios em vestimentas de proteção contra raios x, luminárias cirúrgicas e de diagnóstico, bem como calibração de medidores de raios x, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além de ensaios e calibrações realizados pelo LabPROSAUD, que atende fabricantes de todo o Brasil, outros três laboratórios que formam a rede do Polo de Inovação Salvador são dedicados ao desenvolvimento de inovação, a exemplo de equipamentos médicos e prototipagem.